14 FEV 2017
GUARARAPES VAI REALIZAR AÇÕES DE COMBATE AO ALCOOLISMO

Fevereiro é o mês de combater os males causados pelas bebidas alcoólicas. Na semana de 18 a 25 de fevereiro inicia a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo, sendo desenvolvidas ações que busquem conscientizar as pessoas sobre o uso abusivo do álcool e suas implicações.

Em Guararapes será realizado um ato no próximo sábado, dia 18, das 08h00 às 11h00, na Praça Nossa Senhora da Conceição, organizado pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), em parceria com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e Amor Exigente. No local serão distribuídos panfletos sobre o tema e uma equipe de profissionais estará à disposição da população para prestar esclarecimentos sobre a doença, bem como onde e como procurar ajuda.

Está chegando o carnaval e com ele, como já é sabido, aumentam os índices de consumo de bebidas alcoólicas e aumentam também, e consideravelmente, as estatísticas de problemas relacionados ao uso abusivo, como brigas, acidentes de trânsitos, lesões corporais, coma alcoólico, etc.

O alcoolismo é uma doença crônica que consiste no consumo compulsivo do álcool, fazendo com que o indivíduo se torne cada vez mais tolerante a ele, causando crises de abstinência quando não ingerido. As crises se caracterizam por meio de tremores, irritabilidade, náusea, ansiedade, taquicardia e pupilas dilatadas.

Em nosso país, aproximadamente 15% da população sofre com esta doença, que pode, em longo prazo, causar doenças como câncer na boca, língua, fígado e outras regiões do sistema digestório; danos cerebrais irreversíveis; problemas no sistema cardíaco; má formação em feto, em caso de gestantes alcoólicas, e diminuição da produtividade no trabalho.

Em nossa cidade, o problema do alcoolismo tem se intensificado em todas as faixas etárias, assim como entre as mulheres; diariamente as pessoas têm procurado o Serviço Público para orientações e solicitação de internação para tratamento.