24 FEV 2017
PREFEITURA INICIA OBRA DE DESASSOREAMENTO NA PRAÇA MOHAMED DARGHAM PARA ACABAR COM AS ENCHENTES

Nesta semana, a equipe de obras da Prefeitura, em parceria com o Departamento de Engenharia, iniciou obras de desassoreamento da lagoa da Praça Mohamed Dargham. O objetivo é retirar o acumulo de terra, areia e outros detritos que foram trazidos para dentro do bolsão da Praça, fazendo com que o nível de terra e entulhos chegasse a quase 1,10 cm de altura, obstruindo a passagem da água dentro das canaletas, isso devido à falta de limpeza do local.

No entanto, com o início dessas obras, toda a terra será retirada para recuperar esse espaço ocupado, fazendo assim com que a lagoa possa aumentar sua capacidade de recebimento de água, voltando então ao seu projeto inicial de quando foi criada, explicou o Diretor do Departamento de Engenharia da Prefeitura, Areovaldo Covolo.

Segundo o engenheiro, a função da lagoa da Praça Mohamed é funcionar como uma bacia de contenção de águas pluviais, uma grande “lagoa seca” que recebe essas águas que serão conduzidas até o Córrego Três Pontes, através de galerias. Uma vez que, essas galerias estão obstruídas pelo acumulo de terra e vários outros detritos provenientes das chuvas que atingiram nossa cidade no decorrer de vários anos, perde-se até 40% da capacidade de escoamento da água, ocasionando os alagamentos.

Outro local que recentemente passou pelo mesmo procedimento foi o Centro de Lazer do Trabalhador. Devido à grande quantidade de mato que havia crescido em umas das partes da lagoa, e que também impedia o escoamento da água, foi feito o processo de desassoreamento para que agora, a capacidade de recebimento e escoamento da água possa ser maior. Esta semana a obra de limpeza no Centro de Lazer já foi finalizada.

No começo deste ano, a forte chuva que caiu alagou ruas, invadiu, aproximadamente, 70 casas em Guararapes.