08 JUN 2017
DIA DO DESAFIO MOVIMENTO GUARARAPES E INCENTIVA A PRÁTICA DO ESPORTE

A animação tomou conta das escolas, creches, academias e clubes de Guararapes no Dia do Desafio 2017, com o lema “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

Os projetos da prefeitura, realizados pelo Departamento de Esportes, também promoveram diversas atividades durante o dia. Os locais onde aconteceram os eventos foram registrados e enviados ao site do Sesc para divulgação.

Uma campanha mundial que acontece todo ano, na última quarta-feira do mês de maio e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas. Milhares de pessoas ao redor do mundo reservaram, no mínimo, 15 minutos do seu dia para algum tipo de exercício.  A proposta é despertar o interesse pela prática de esportes, por meio de uma competição amigável entre cidades. A competição é apenas estímulo à participação e a conscientização em massa da população, da importância, dos benefícios e de como é simples praticar atividades físicas regularmente. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

A cidade de Guararapes enfrentou a San José de Areocuar, Venezuela. Vence o desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior número de pessoas, considerando o percentual de participantes em relação ao total de habitantes de cada município.

SOBRE O DIA DO DESAFIO

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos Departamentos Regionais do Sesc em todo o país, em parceria com Prefeituras Municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de 3 cidades).