19 JUN 2017
DEPARTAMENTO DE SAÚDE ALERTA PARA DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E INFLAMATÓRIAS NESTA ÉPOCA DO ANO

Nesta época do ano o clima é sempre seco e frio, o que acaba favorecendo as doenças transmissíveis respiratórias tais como: a Influenza (gripe A – H1N1), as Meningites, Coqueluche, Caxumba, Conjuntivite entre outras.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, só neste ano de 2017, Guararapes registrou cinco casos confirmados de meningite virais sendo três crianças e dois adultos, que foram medicados e todos estão bem. Portanto, o Departamento de Saúde alerta e orienta sobre a doença e as medidas de prevenção.

Os sintomas da meningite são: febre, dor de cabeça “forte”, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Manchas vermelhas pequenas ou grandes na pele podem ser sinal de gravidade da doença.

Portanto, diante de um caso suspeito de Meningite a Vigilância Epidemiológica deve ser informada o mais rápido possível, para que os casos suspeitos sejam notificados e investigados e as medidas de prevenção e controle sejam tomadas.

A maioria dos casos de meningite precisa de tratamento imediato em ambiente hospitalar, pois necessitam de acompanhamento com equipe de saúde capacitada. Por isso, a recomendação é seguir rigorosamente e nunca interromper o tratamento e as orientações do médico.

As Meningites ocorrem durante todo o ano com maior frequência no final do verão e começo do outono, clima seco e frio.

Existem medidas simples e importantes que auxiliam na prevenção das doenças de transmissão respiratória:

- Manter ambientes bem arejado;

- Cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir;

- Utilizar lenços descartáveis e jogá-los em local adequado – lixo;

- Procurar não levar as mãos à boca, nariz ou aos olhos;

- Lavar as mãos com frequência, com água e sabão, ou utilizar álcool em gel (mãos contaminadas com secreções respiratórias);

- Não compartilhar copos, talheres e alimentos;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes;

- Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis também é muito importante para se ter uma saúde.

A Meningite é uma inflamação da membrana que reveste o cérebro, podendo ser causada por diversos agentes infecciosos como: vírus, bactérias e fungos, e associada por infecção respiratória (gripes, infecção de garganta, infecções de ouvido, sinusites, etc).

O quadro das Meningites virais é mais leve, mais brando e na maioria das vezes, de evolução benigna. Diferentemente das Meningites Bacterianas que são mais graves e geralmente evoluem para quadro com complicações graves podendo levar a óbito.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DISCUTIDAS EM CAPACITAÇÃO

O Departamento de Saúde já começou as ações para a prevenção das doenças respiratórias que são comuns neste período do ano.

Na semana passada, as enfermeiras da saúde municipal participaram de uma capacitação voltada para a prevenção e recuperação de doenças respiratórias infecciosas. Ministrada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Guararapes, Larissa Martini Bertuzzo, os profissionais foram orientados sobre os procedimentos desde a suspeita das doenças, quanto o acompanhamento e as medidas preventivas.

Foi falado também, sobre a importância do profissional de saúde em usar o EPI (Equipamento de Proteção Individual), para evitar a contaminação durante os procedimentos realizados com os pacientes que estão com alguma doença respiratória infecciosa.

A capacitação tem como objetivo ampliar os trabalhos e atualizar ações na melhoria do atendimento e prevenção da população.