07 AGO 2017
FESTA DO FOLCLORE AGITA PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM GUARARAPES

A tradicional Festa do Folclore de Guararapes está chegando. Nos dias 12 e 13 de agosto, no Centro de Lazer do Trabalhador, a Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura e Departamento de Esportes, vai realizar uma grande festa com direito a muitas atrações, artesanato e uma praça de alimentação com um cardápio variado nas barracas das entidades.

Serão dois dias de uma extensa programação. No dia 12, sábado, as atrações começam às 20h com a participação da Orquestra Municipal da cidade, com um belíssimo repertório brasileiro. Logo em seguida, quem sobe ao palco para dar um show é a cantora Vanusa.

Para terminar o primeiro dia da festa, as academias locais irão se apresentar ao som de músicas típicas do folclore.

No dia 13, domingo, as comemorações vão começar bem cedinho. A partir das 8h, para quem gosta de pescar pode participar do “Festival de Pesca”.  Não precisa fazer inscrição, apenas ir até o Centro de Lazer e levar seu kit de pescaria e tirar a sorte grande, porque aquele que pescar o menor e o maior peixe vai levar medalha pra casa. O pescador mais novo e o mais velho também vão concorrer à medalha.

O público ainda pode conferir, a partir das 16h, apresentações das escolas municipais Adelmo Almeida, Ivete Abdo, Dr. Antônio Pinto de Oliveira, do grupo Capoeira e do CEDO. A dupla de dançarinos Leandro Delalata e Pollyane Garcia irá dançar um samba de gafieira, música “Chiclete com banana” do compositor Jackson do Pandeiro.

É claro que uma boa festa não pode faltar música de qualidade para agitar ainda mais o público. Teremos a participação das duplas de Guararapes Salvandir e Joãozinho, Clovis e Caetano e o grupo de Folia de Reis. Tudo isso pra ninguém ficar parado.

E para encerrar a Festa do Folclore, quem se apresenta é a Orquestra de Viola Caipira e o Grupo de Catira da cidade de Pereira Barreto.

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.

O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.