08 AGO 2017
IDOSOS DE GUARARAPES BENEFICIÁRIOS DO BPC DEVEM SE CADASTRAR NO CADASTRO ÚNICO

Pessoas idosas acima de 65 anos, que são beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada) precisam estar inscrita no Cadastro Único até o dia 31 de dezembro de 2017. Quem não estiver inscrito, assim como os beneficiários já cadastrados, mas sem atualização cadastral nos últimos 24 meses, poderá ter seu benefício suspenso.

Com a publicação do Decreto nº 8.805/2016, tornou-se obrigatório a inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único para a manutenção e requerimento desse benefício.

O processo de inclusão ocorrerá durante o ano de 2017, seguindo, preferencialmente, o mês de aniversário. Caso o aniversário já tenha passado, o cadastro deve ser feito o mais breve possível. As pessoas com deficiência beneficiária do BPC deverão ser incluídas no Cadastro ao longo do ano de 2018, também conforme a data de aniversário.

Segundo a operadora do Cadastro Único, Geisa dos Santos Pátaro Vieira, em Guararapes são 809 beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, dentre esses 591 são pessoas com deficiência e 218 são idosos. Desses idosos, 50% ainda não fizeram o cadastro.

O Cadastro deverá ser feito no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que fica na Rua 6 de junho, 74, Centro. Devem procurar o setor de Bolsa Família, que atende das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. É preciso apresentar os documentos originais de todas as pessoas que moram na casa: menores de 18 anos (RG ou certidão de nascimento), maiores de 18 anos (RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho ou comprovante do INSS).

A inscrição do Cadastro Único, além de manter o BPC, permite o acesso a vários outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso.