15 MAR 2018
PREFEITURA COMPRA MEDICAMENTOS PARA ABASTECER FARMÁCIA MUNICIPAL

A Prefeitura de Guararapes fez a compra de 130 itens de medicamentos da atenção básica para o abastecimento da Farmácia Municipal. A compra foi realizada por meio do CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista) no valor de R$ 214.606,03.

Essa é uma das medidas que está sendo tomada de forma emergencial pela atual gestão, para acabar com o problema da falta de remédios necessários para os tratamentos prescritos por profissionais da rede municipal de saúde.

Na lista há antibiótico, anti-inflamatório, remédios para diabetes, hipertensão, psicotrópicos (saúde mental), os chamados “faixa pretas, entre outros.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde, Cristina Galhardo, todos os consultórios médicos das Unidades de Saúde possuem uma relação municipal de medicamentos. Ainda segundo a diretora de Saúde, se houver alguma necessidade emergencial, no caso de medicamento que ainda não foi entregue, o paciente pode procurar diretamente o Departamento de Saúde para a aquisição ou orientação do remédio prescrito, pois o objetivo da prefeitura é atender a toda a população de forma rápida e pontual.

O prefeito Tarek Dargham determinou que o pedido para a compra dos medicamentos de uso contínuo seja feito a cada dois meses para que não falte atendimento à população.

O estoque e distribuição na farmácia são controlados por sistema informatizado.  De acordo com a farmacêutica da prefeitura, Gláucia Jordão Del Paschoa, a maioria dos medicamentos adquiridos está disponível e o abastecimento só não foi mais rápido devido ao serviço de entrega por parte de alguns fornecedores.

A Farmácia Municipal de Guararapes atende, em média, 500 pessoas por dia.