29 MAR 2018
Projeto BR CITY leva experiência do trânsito aos alunos

Uma mini cidade inflável foi montada no Ginásio de Esportes para que, por meio de pequenos quadriciclos, os alunos da rede municipal de ensino pudessem vivenciar e aprender os princípios básicos da educação e respeito às leis de trânsito. A réplica de uma cidade real, conta com 11 prédios, faixa de pedestres, semáforos e serve de cenário para aulas lúdicas e educativas.

A CITY BR é uma parceria da Concessionária Via Rondon com a Prefeitura de Guararapes e acorreu de 18 a 28 de março, nos períodos da manhã e tarde.

O Projeto de Educação no Trânsito foi dividido em dois momentos: Uma parte teórica e outra prática. Na aula teórica, ministrada por uma autoridade de trânsito, as crianças receberam orientações de conduta como pedestres, ciclistas, passageiros de veículos coletivos e de passeio nas dependências da escola onde estudam e, na seqüência, continuaram o aprendizado em um espaço lúdico preparado para o aprendizado, tendo a oportunidade de conduzir um veículo (quadriciclo) e de ser um pedestre na BR City, seguindo as regras de trânsito que acabaram de aprender.

Ao final das atividades, que duram aproximadamente uma hora, as crianças passaram por um momento de reflexão sobre o que aprenderam na palestra e como colocaram em prática esses conhecimentos na BR CITY,  quais erros e acertos foram identificados por eles e o que levam deste aprendizado para suas casas.

O objetivo principal é formar e conscientizar os pequenos cidadãos nas condições de futuros motoristas e pedestres.
       Foram atendidas 253 crianças dos quintos anos das emebs: Adelmo Almeida, Antônio Pinto de Oliveiro e Ivete Abdo.