UFM 2018 - R$ 3,2141

04/04/2018 às 09:24:00
Prefeitura disponibiliza oficina gratuita de grafite

O Departamento Municipal de Cultura, em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Instituto Poiesis, trouxe para Guararapes a oficina “Graffiti Art”.

O curso é ministrado pelo Tiago Deziderio, que desde 2014 trabalha como profissional da grafite. As aulas acontecem todas as segundas-feiras, das 14h às 17h, na sede do CRAS, com duração de um mês e, ao final, os alunos irão receber o certificado.

A oficina “Graffiti Art” conta com 26 alunos de idades acima dos 15 anos, entre meninas e meninos.

Durante as aulas são aplicadas técnicas básicas do grafite, como aprender os tipos de letras e o contato correto e os cuidados de como manusear o spray. Os materiais utilizados neste projeto foram doados pelo CRAS.

Depois de aprenderem as técnicas, será testada a criatividade de cada um. Em seguida, um trabalho será escolhido e passado para parede e pintado por eles mesmos.

Segundo o professor, todos eles já possuem noção sobre desenho. Ainda de acordo com ele, antes de tudo é importante o aluno saber qual diferença entre grafite e pichação.

A grafite é uma arte, expressão visual baseada em desenhos e todas as letras e figuras que são utilizadas na pintura são pensadas e elaboradas, para que representem aquilo que o artista quer mostrar. Já a pichação é uma poluição visual é o é o ato de escrever ou rabiscar e por isso é considerada vandalismo e contestada por muitas pessoas.

Alan Nilson Moreira Rosa, 16 anos, está participando do projeto e quando perguntei o porquê de ele estar ali, o garoto foi categórico: “O que me trouxe aqui foi a força de vontade e, principalmente, levar a adiante, porque gosto de desenho”.

“A intenção é que eles abram a mente e ver que o grafite é uma arte que também pode se transformar em uma profissão”, explica Tiago.

O projeto tem como objetivo desenvolver o lado artístico dos alunos, trazendo o grafite como forma de expressão, além de desenvolver aulas práticas que visem valorizar a arte como obra cultural, esboçando sua história e suas particularidades.

Na oficina, os alunos vão poder vivenciar a cultura urbana nos processos de aprendizagem.