UFM 2018 - R$ 3,2141

16/04/2018 às 09:37:00
Campanha de Vacinação Contra a Gripe começa na segunda-feira, 23
A vacinação é a estratégia mais importante para evitar novos surtos dessa doença.

A Campanha Nacional Contra a Influenza começa na próxima segunda-feira, 23 de abril e segue até o dia 1º de junho, com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza.  Em Guararapes, estima-se vacinar, aproximadamente, 7 mil pessoas.

Durante a semana, a vacinação acontecerá na UBS Dr. Norman Storto (POSTÃO), na sala de vacinação, no período das 7h às 16h30.

No dia 12 de maio (sábado) será realizado o dia “D” da vacinação. O atendimento irá ser feito nas UBS: Dr. Norman Storto (Postão) e Dr. Akira Motomatsu, no horário das 8h às 17h.

O público alvo da população é formado por adultos acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens em medida socioeducativa de 12 a 21 anos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e indígenas.

Fontes do Ministério da Saúde, explica que a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.