09 MAI 2018
Prefeitura de Guararapes intensifica combate às queimadas na área urbana
Além dos transtornos a saúde coletiva e individual, a queimada de detritos polui o meio ambiente

Com o período de estiagem, marcado pela redução do volume de chuvas e consequentemente da umidade relativa do ar, Guararapes tem registrado vários focos de queimadas que estão causando transtornos e preocupação aos moradores.

Muitos têm aproveitado para eliminar o lixo doméstico e limpar terrenos com fogo. Esse tipo de prática é criminosa e o valor da multa varia de R$ 1.248,92 a R$ 4.058,99 conforme lei municipal nº 2.719 de 30/11/2010.

Diante da situação, a Prefeitura de Guararapes, por meio da Vigilância Sanitária, está realizando um trabalho de orientação no município. Durante as visitas dos agentes comunitários, os moradores são avisados, que se houver algum foco de incêndio será feita uma notificação e em caso de reincidência uma multa será aplicada. Segundo a Educadora de IEC – Informação, Educação e Comunicação da VISA, Elaine Lagrotti, durante uma visita, em apenas um bairro foram notificados sete moradores somente no período da manhã.

Além do trabalho de vistoria a VISA preparou um folheto contendo informações sobre as queimada, que será anexado nas contas de água.

As autoridades ambientais e a Vigilância Sanitária de Guararapes orientam que a população denuncie os casos de queimadas urbanas. Qualquer pessoa pode denunciar pelos dos telefones: 3606 2616 (Vigilância), 193 (Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).

É de responsabilidade do proprietário do lote cuidar para não torná-lo propício de risco de queimadas, mesmo que por parte de terceiros, pois, quando não identificado o autor da infração, o proprietário do imóvel é responsabilizado, gerando a penalidade pecuniária.

É importante frisar também, a questão dos problemas respiratórios que são agravados pela fumaça das queimadas urbanas, crianças e idosos são os que mais sofrem com problemas respiratórios decorrentes da baixa umidade do ar desta época e da fumaça das queimadas. A fumaça diminui a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e rinite, atingindo, principalmente idosos e crianças. E quando a queimada acontece às margens de rodovias, pode diminuir a visibilidade dos motoristas e com isso, provocar acidentes graves.

Portanto, para evitar danos ao meio ambiente e riscos ao ser humano a orientação é:

- não queimar lixo doméstico, ainda que sejam folhas secas e papeis no quintal de casa;

- Não jogar lixo em terrenos baldios, áreas verdes ou matas ciliares, para evitar a possibilidade de queimadas espontâneas;

- Não jogar bitucas acesas de cigarro em locais onde há lixo, folhas secas ou mato, principalmente da janela do carro em movimento e em estradas.