10 MAI 2018
Dia D da vacinação contra H1N1 acontece no sábado, 12
Os grupos priorizados pelo Ministério da Saúde precisam tomar a vacina

Próximo sábado, 12 de maio, será a data de maior mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza.

O atendimento irá ser feito nas UBS: Dr. Norman Storto (Postão) e Dr. Akira Motomatsu, no horário das 8h às 17h. É preciso levar a carteirinha de vacinação.

Devem receber a vacina: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos; as gestantes; as mulheres até 45 dias após o parto; os trabalhadores de saúde; os portadores de doenças crônicas; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; e professores (público ou privado) devem receber as doses.

Este ano, o Ministério da Saúde decidiu que os municípios realizassem a Campanha de Vacinação Contra a Gripe por etapas.  No dia 23 de abril começou com os trabalhadores da saúde e as pessoas com mais de 60 anos de idade; 02 de maio: crianças, gestantes e mulheres que deram à luz há no máximo 45 dias e 09 de maio: professores, portadores de doenças crônicas e privados de liberdade.

Dados da Vigilância Epidemiológica, apresentados no dia 09 de maio, mostram que o número de crianças vacinadas está muito baixo, sendo apenas 12%. Os professores também apresentaram um número baixo, somente de 17%. Os demais grupos que foram vacinados apresentaram a seguinte porcentagem: Idosos (49%); gestantes (40%); trabalhadores da saúde (83%); mulheres até 45 dias após o parto (52%), portadores de doenças crônicas foram 392 pessoas (esta quantidade não é calculada em porcentagem, porque o Ministério da Saúde não passa a quantidade exata). A estimativa é vacinar 7 mil pessoas durante a Campanha em Guararapes.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Larissa Martini Bertuzzo, a vacina é a medida mais eficaz contra a doença. Portanto, os grupos priorizados pelo Ministério da Saúde, foram avaliados como os que têm a maior complicação com a doença, por isso, precisam vacinar.

A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Existem três tipos de vírus influenza que circulam no Brasil: A, B e C.

A vacina contra gripe ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra estes tipos de três vírus.

O grupo Doutores da Alegria estará presente nos dois postos de vacinação promovendo ações de gentileza e compartilhando alegria.