UFM 2018 - R$ 3,2141

16/05/2018 às 08:16:00
Departamento Municipal de Saúde organiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo do Útero
Exames preventivos serão realizados sem agendamento e de forma gratuita.

O Departamento Municipal de Saúde irá realizar a Campanha de Preventivo que acontecerá no dia 26 de maio, sábado, no período das 8h às 15h, na Casa de Saúde.

Mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos (grupo preconizado pelo Ministério da Saúde) estão convidadas a comparecer com o cartão do SUS e o documento de identidade (RG). Não precisa agendar, no dia será feita a distribuição de senhas.

Segundo a enfermeira Cristiane Cunha, quatro enfermeiras irão colher o preventivo de aproximadamente 250 mulheres. Para isso, a mulher não pode estar menstruando, não ter relações sexuais dois dias antes do exame e não usar pomada vaginal.

O preventivo será destinado, principalmente, às mulheres que trabalham durante a semana e que não realizaram o exame papanicolau há pelo menos um ano. “É importante a participação das mulheres na campanha. Quanto antes o diagnóstico for feito maior a chance de sucesso em qualquer tratamento”, destaca a enfermeira Cristiane.

Além do câncer do colo de útero, o preventivo também detecta verrugas genitais causadas pelo vírus HPV, herpes e infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase. Se o resultado for positivo, a paciente será encaminhada ao médico ginecologista para iniciar o tratamento.

Informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano -  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo, e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame, pois a chance de desenvolver o câncer de colo de útero é mínima e, caso tenha uma lesão precursora do câncer, dá para tratar.

É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.