Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
 
Dê sua opnião
Enquete da Prefeitura
Vote e veja os Seta Resultados
O que você achou do novo portal?
Ótimo.
Bom.
Regular.
Ruim.
Não Gostei.
Unidades Fiscais
UFM 2018 - R$ 3,2141
Notícias
Principal   Notícias
 

12/06/2018 às 08:53:00
Vigilância Epidemiológica alerta vacina para quem for à Copa na Rússia

A Vigilância Epidemiológica de Guararapes alerta sobre a vacinação para a prevenção do sarampo para quem vai viajar para Rússia durante a Copa do Mundo. Isso faz parte do “Alerta Sarampo Copa Rússia 2018”, da Secretaria de Estado da Saúde, uma vez que o evento vai atrair muitos turistas brasileiros, recomenda-se aos viajantes que tenham suas vacinas atualizadas 15 dias antes de viajar.

Para a atualização, procurar a sala de vacina, na UBS Dr. Norman Storto (POSTÃO), de segunda a sexta, das 7h às 16h30 e levar a carteira de vacinação.

A região das Américas foi considera livre do sarampo em 2016, mas o sarampo permanece endêmico nos demais continentes e a circulação mantida do vírus representa um risco de importação durante eventos de massa internacionais.

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. A SRC (sarampo, rubéola, caxumba) é recomendada, inclusive, para crianças de seis meses e um ano. A dose administrada, nesta faixa etária, não será considerada válida para o calendário estadual de vacinação, devendo ser agendada a dose da SRC para 12 meses e da tetraviral (SRCV – sarampo, rubéola, caxumba e varicela) para os 15 meses de vida.

A imunização não é recomendada para as crianças menores de seis meses, gestantes e indivíduos que apresentem contra-indicações médicas.

É importante reforçar medidas de higiene pessoal e do ambiente como:

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- lavar as mãos com freqüência, ou utilizar álcool em gel;

- não compartilhar talheres;

- procurar não leva as mãos à boca ou aos olhos;

- procurar ambientes arejados, limpo e ventilados.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Larissa Bertuzzo, também é importante estar atento à vacina contra o sarampo as pessoas que forem viajar para fora do país e para os estados da Amazonas, Rio Grande do Sul e Roraima, onde já existem casos da doença.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, podendo evoluir com complicações graves; é transmitido por meio das secreções expelidas pelos doentes ao falar, tossir e espirrar. Os sintomas aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas.

 

 
 
 
 
Endereço - Av. Marechal Floriano, n° 565
CEP: 16700-000 | Guararapes - SP

Tel: (18) 3606-8000
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 11h e das 13h às16h.
RECEBA OS INFORMATIVOS
Brasão
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados. Instar Internet
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.