UFM 2018 - R$ 3,2141

02/07/2018 às 15:31:00
Vigilância Sanitária participa de encontro regional sobre o controle de escorpiões

A chefe de seção da Vigilância Sanitária de Guararapes, Carla Pitori, e a agente de endemias, Sueli Fátima Melo, participaram do Encontro Regional sobre o Controle de Escorpiões para capacitação técnica dos agentes da rede pública municipal da região de Araçatuba e São José do Rio Preto promovido pela Secretaria de Saúde de Ilha Solteira.

Durante a capacitação foram debatidos assuntos relacionados às espécies de importância em saúde pública, o controle químico e a alternativa para o controle do animal peçonhento. As palestra foram ministradas pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Lofego, da Unesp - Campus São José do Rio Preto, da Equipe da Sucen de Araçatuba, Diretoria Técnica GVE/ Araçatuba e da Diretoria Técnica Sub-grupo Vigilância Sanitária de Andradina.

Através do curso, a Vigilância de Guararapes irá fazer um mapeamento da cidade, para que seja feita uma intensificação nas áreas onde se concentra o maior número de ocorrências de picadas e reclamações dos moradores.

Segundo a chefe da VISA, para evitar a proliferação de escorpião é necessário manter o local sempre limpo.

O escorpião é um animal que tem um ferrão na ponta da cauda e cujo veneno pode causar acidentes graves em crianças e idosos.

O animal peçonhento vive em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. No campo vive sob as cascas das arvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos. Dentro das casas os escorpiões são encontrados em lugares escuros e úmidos (buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira).