UFM 2018 - R$ 3,2141

26/07/2018 às 11:48:00
Campanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil inicia no dia 04 de agosto em Guararapes
O público-alvo são crianças de 1 a 4 anos de idade.

O Departamento Municipal de Saúde iniciará de 04 a 31 de agosto a CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E CONTRA O SARAMPO.

Durante a campanha, que é nacional, devem ser imunizadas, crianças de 1 até 4 anos e as doses estarão disponíveis durante toda a semana, na sala de vacina da UBS Dr. Norman Storto (Postão), das 7h às 16h30.

Os dias “D” vão acontecer no dia 4 e 18 de agosto, aos sábados, nas UBSs Dr. Norman Storto e Dr. Akira Motomatsu, das 8h às 17h.

Poliomielite ou Paralisia Infantil:

É uma doença contagiosa, causada por um vírus que pode levar a quadros de paralisia, que se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros com a perda da força muscular e dos reflexos.

As crianças de 1 a 4 anos devem receber a vacina aos 2 meses, 4 meses, 6 meses e dois reforços aos 15 meses e 4 anos.

Sarampo:

Causado por vírus, altamente transmissíveis, caracterizados por febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza e conjutivite.

As crianças de 1 a 4 devem receber duas doses da vacina: aos 12 meses e os 15 meses.

A doença pode provocar complicações graves que podem deixar seqüelas ou até levar à morte.

Não existe tratamento específico paras as doenças, por isso, a vacinação contra a poliomielite é a medida mais eficaz para evitar a doença.

Casos de sarampo no Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o dia 17 de julho, 444 casos foram confirmados de sarampo no Amazonas e 216 em Roraima. Todos estão relacionados à importação. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio Grande do Sul (8); e Rondônia (1). Até o momento, o Rio de Janeiro informou ao Ministério da Saúde, oficialmente, 7 casos confirmados. O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao Estado. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.