UFM 2018 - R$ 3,2141

01/08/2018 às 09:34:00
Guararapes é premiada por qualidade nos sistemas de informações SIM e SINASC

A Vigilância Epidemiológica foi duas vezes premiada referente aos programas SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) e SINASC (Sistema de Informação sobre nascidos vivos) pela qualidade na coleta, preenchimento e digitação. Dos 645 municípios do estado, Guararapes ficou em 12º lugar e ficou entre as cinco cidades que receberam duas premiações.

Os prêmios foram entregues durante um evento que ocorreu na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, na terça-feira, 31. A diretora do Departamento de Saúde, Cristina Galhardo, a auxiliar de enfermagem da VE (Vigilância Epidemiológica) e codificadora do SIM, Edna Sanches, e o coordenador de Convênios e codificador do SIM, João Zanetti representaram o município. Também faz parte da equipe, a enfermeira responsável da VE, Larissa Bertuzzo.

O SIM/SINASC é um sistema informatizado com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento  e consolidação de dados quantitativos e qualitativos,  referentes aos óbitos e nascimentos  informados em todo território nacional.

Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde.

O Prêmio foi instituído em 2016 como reconhecimento aos municípios e Grupos de Vigilância Epidemiológica pelo comprometimento e empenho com a qualidade do Banco de Dados dos Sistemas de Informação sobre Nascidos Vivos e Mortalidade, a partir da avaliação de indicadores estabelecidos como critérios para a seleção da premiação.

Além da cerimônia de premiação, o evento contou com palestras sobre “Saúde e cidades: em busca de melhores dados vitais”; “Sementes para um novo tempo” e os “Critérios da Premiação”.