17 AGO 2018
Saúde realiza curso gratuito para gestantes de Guararapes

No período de 22 de agosto a 17 de outubro, somente às quartas-feiras, a partir das 9h, na UBS Dr. Norman Storto (Postão), o Departamento Municipal de Saúde estará realizando o projeto “Maternidade Responsável, a Vida Nasce Aqui” voltado para as gestantes que se encontram no 1º e 2º trimestre de gestação (até 28 semanas).

O curso é desenvolvido pelas enfermeiras Cristiane Covolo B. Cunha e Ana Cláudia Souza e tem como objetivo orientar as gestantes sobre a vivência na gravidez, parto e pós-parto.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 21/08, na Unidade Básica de Saúde mais próxima, das 8h às 11h e das 13h às 16h, ou ligar para o telefone 3406 2396.

Durante os encontros serão realizadas palestras educativas, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, música, vídeos, demonstração de práticas de cuidados e do parto em bonecos.

O curso será ministrado por uma equipe de profissionais composta por enfermeiras, dentistas, farmacêutica, médicos, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga e nutricionista.

Os temas abordados nos encontros serão:

- Alimentação saudável na gestação;

- Aleitamento materno;

- Desenvolvimento da fala e da aprendizagem;

- Uso indiscriminado de medicações na gravidez;

- Tratamento odontológico durante a gravidez e cuidados com o recém-nascido;

- Aspectos psicológicos: gestação e purpério;

- Trabalho de parto e parto/planejamento familiar;

- Cuidados com o recém-nascido;

- Cuidados no pós-parto e com recém-nascido.

Também haverá sorteio de vários brindes e algumas gestantes serão selecionadas pelo setor de assistência social e receberão um kit de maternidade.

Ao final, as mamães que tiverem 90% de freqüência no curso vão participar do sorteio de dois books fotográficos.

As gestantes realizam o pré-natal no Casa de Saúde e, posteriormente, são encaminhadas para o local de referência para o parto na Santa Casa de Misericórdia de Guararapes.