08 SET 2018
Desfile “Eu te amo meu Brasil” marca feriado de 7 de setembro em Guararapes

A comemoração dos 196 anos da Independência do Brasil, realizada no dia 7 de setembro, aconteceu com o tradicional desfile cívico que teve como tema “Eu te amo meu Brasil”.

O evento começou por volta das 8h30 da manhã na Praça Nossa Senhora da Conceição.

Para a composição do palanque oficial estiveram presentes: o prefeito Tarek Dargham; a primeira-dama Glória Dargham; o presidente da Câmara Municipal, Célio Aparecido Rodrigues; o vice-prefeito Alex Arruda; a vice-primeira-dama Marcela Arruda; os vereadores Edmildo Ferreira e Luzia Galvão; diretores de Departamentos; diretores de escolas; representantes de entidades; representantes de clubes de serviços e representante da Polícia Militar.

Em seguida houve a execução do Hino da Independência e do Hino Nacional.

Com o uso da palavra, o prefeito destacou a importância de um ato cívico para a formação das crianças e aproveitou para manifestar seu repúdio ao ataque contra o candidato à presidência, Jair Bolsonaro, na tarde de quinta-feira (6) durante um ato de campanha.

O desfile foi aberto pelos atiradores do Tiro de Guerra, que conduziram a bandeira do Estado de São Paulo e a bandeira do Município de Guararapes e a tropa executou movimentos de ordem unida sem comando com armamento.

As escolas municipais e particulares fizeram lindas apresentações. A escola João Arruda Brasil, abordou o tema “30 anos da Constituição Brasileira” e trouxe para o desfile bandeiras e carro alegórico representando a população que trabalha e tem seus direitos e deveres prescritos na Constituição. Também, a convite da escola, houve a participação da Polícia Militar do CPI/10 de Araçatuba.

Um dos destaques foi a FANJAB (Fanfarra da Escola João Arruda Brasil). Criada apenas há cinco meses, a fanfarra encantou e abrilhantou com músicas: Bella Ciao e Eu te amo meu Brasil.

Homenageando a região Centro-Oeste, os alunos do Adelmo Almeida mostraram a cultura dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Com a dança do folclore brasileiro, a catira, os alunos embalaram o ritmo musical pela batida dos pés e mãos.

Para reafirmar a valorização de cada Estado que compõe nosso Brasil, a escola Waldemar Queiroz retratou a região Norte, com os estados: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins. A apresentação musical “Vermelho”, de Daniela Mercury, e Tic Tic Tac, da Banda Carrapicho, marcaram o desfile dos alunos.

A escola Aimone Sala representou a região Sudeste e durante sua passagem mostrou os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A melodia escolhida foi Aquarela do Brasil de Gal Costa.

A região Nordeste, formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernanbuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, foi o tema da escola Monte das Oliveiras que se destacou com a dança do frevo “Carabina” de Luiz Bandeira, uma das manifestações culturais mais conhecidas na região.

A emeb Ivete Abdo apresentou no desfile a região Sul formada pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e levou para o desfile um pot-pourri com músicas gauchas.

Por ser o dia da Independência do Brasil, a emeb Dr. Antônio Pinto de Oliveira representou os símbolos oficiais da República Federativa: Hino Nacional, Bandeira, armas nacionais e o selo nacional. Os alunos fizeram uma bandeira retratando os estados brasileiros.

O desfile também teve a presença da frota da Polícia Militar; dos cavaleiros e dos Trilheiros de Guararapes, que com suas motos e carros decorados fizeram a alegria de quem assistia ao desfile.

A Orquestra Municipal “Maestro Pedro Sala” encerrou as comemorações do 7 de setembro com um belíssimo concerto sob regência do maestro Marquinho.

Para e diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Dora Leila Henrique, o tema do desfile deste ano “Eu te amo meu Brasil” veio justamente em um momento que nós brasileiros estamos desmotivados com tantos acontecimentos ruins no país, mas que ainda podemos acreditar. “Durante o desfile cívico a gente comprovou isso por meio das apresentações”, finaliza Dora.