UFM 2018 - R$ 3,2141

12/09/2018 às 08:55:00
Prefeitura faz ação para a eliminação e prevenção do bicho-barbeiro

A Vigilância Sanitária de Guararapes, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), iniciou no começo dessa semana a poda de todas as palmeiras do município, com o objetivo de eliminar e prevenir os focos de infestação de bicho-barbeiro, transmissor da doença de chagas.

Há muito tempo o município não registra casos da doença e, por isso, este é um trabalho apenas para controle, a fim de evitar a proliferação do inseto. A equipe de controle é formada por oito profissionais da VISA e dois profissionais da Sucen, que são treinados para esse tipo de atividade, que ocorre anualmente.

As palmeiras são o habitat natural do inseto, pois ele se alimenta do sangue das maritacas que se abrigam no topo das árvores criando colônias. ortanto, as folhas das palmeiras são cortadas, os barbeiros recolhidos e encaminhados para laboratório da Sucen, onde é feita a análise para saber se o inseto está ou não contaminado e, por fim, é aplicado um inseticida no corte da palmeira evitando que o inseto migre para as residências.

Se algum morador encontrar o bicho-barbeiro dentro de casa, deve recolhê-lo e entregá-lo à Vigilância Sanitária, alerta a chefe de seção da Vigilância Sanitária de Guararapes, Carla Pitori, que ressalta alguns cuidados a serem tomados na coleta do animal: “Nós aconselhamos que o morador use luvas de proteção e coloque o inseto em um recipiente vedado, encaminhado o mais rápido possível a Vigilância”.