27 SET 2018
Departamento Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação contra o HPV
O objetivo é aumentar o número de meninas e meninos vacinados.

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento Municipal de Saúde de Guararapes, iniciou uma campanha para impulsionar a vacinação de adolescentes contra o HPV. A convocação tem como alvo meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Eles devem ir à UBS Dr. Norman Storto (Postão), de segunda a sexta, das 7h às 16h30, para se imunizar pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina. Vale alertar sobre a necessidade de se tomar a vacina contra o HPV em duas doses, sendo a segunda seis meses depois da primeira.

“Estamos realizando uma mobilização, porque a procura da vacina está baixa. A vacina contra o HPV faz parte do calendário de rotina disponível na Unidade do SUS”, ressalta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Larissa Bertuzzo.

O HPV é um vírus sexualmente transmissível que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para "Papiloma vírus humano" e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.

O HPV é responsável por 99% dos casos câncer de colo de útero, o terceiro mais freqüente entre as mulheres no Brasil, o quarto que mais mata.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 1,7 milhões de meninas de todo pais.

A primeira vacina contra o HPV foi lançada no mercado em 2006.