10 OUT 2018
Exames de mamografia são oferecidos às mulheres na Casa de Saúde Municipal de Guararapes

Guararapes oferece atendimento de graça para que as mulheres possam realizar o exame da mama, e para isso, elas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, com o cartão do SUS e o RG para fazer o agendamento.

A mamografia é feita diariamente na Casa de Saúde Municipal em mulheres acima dos 40 anos. Mas, se houver caso na família, indicação médica, alterações como nódulo, retrações e aspecto de casca de laranja na pele são motivos para procurar UBS e o exame ocorre imediatamente.

Segundo o técnico em radiologia da Casa de Saúde, Carlos Kill, há um aumento significativo do índice de nódulos em mama antes dos 40 anos.

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, o Ministério da Saúde recomenda que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. É a maneira mais avançada, eficaz e precisa de detectar o câncer da mama em estágio inicial, como resultado, salva vidas, entretanto, como uma pequena porcentagem de câncer pode não ser identificada somente com a mamografia, você deve também realizar o autoexame das mamas mensalmente, e consultar seu médico regularmente para que ele realize o exame clínico das mamas.

Segundo Cristiane Covolo Bonfietti Cunha, enfermeira da Casa de Saúde Municipal, a maneira mais eficaz de reduzir os índices de morbi mortalidade pela doença é a conscientização das mulheres quanto à importância da prevenção e adesão ao exame, garantindo o diagnóstico precoce e maior chance de cura.

No município são realizados150 exames por mês.

Segue abaixo endereços e telefones das UBS para dúvidas ou esclarecimentos.

- Casa de Saúde Municipal – Praça Max Wirth, 14 (3406-2396).

-  UBS Dr. Akira Motomatsu – Rua Antônio Prado, 665 (3606-4575).

- UBS Antônio Simões – Rua Vitalino Stelin, 700 (3406-3700).