29 OUT 2018
Saúde realiza campanha de combate à tuberculose
O objetivo é alertar a população sobre os sintomas da doença e o tratamento gratuito oferecido pelo SUS.

A Vigilância Epidemiológica, órgão do Departamento Municipal de Saúde, realiza no período de 5 a 19 de novembro a “Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose”, que tem como objetivo identificar precocemente os casos de tuberculose no município, para evitar a transmissão e para o alcance do controle da doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas, como: ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões).

Existem formas graves da doença. Por isso, quanto mais rápido é o diagnóstico, melhor.

Durante a campanha, os agentes comunitários de saúde estarão fazendo buscas por pessoas com tosse há mais de duas semanas, em visitas realizadas nas residências.

As pessoas com tosse há três semanas ou mais poderão procurar o posto de saúde mais próximo para receber informação e coletar o exame, se necessário. Em caso confirmado será encaminhado para a Vigilância Epidemiológica para acompanhamento e tratamento.

O exame e o tratamento são de graça e oferecidos o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde. A tuberculose tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses, é preciso obedecer aos princípios básicos da terapia medicamentosa.

Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que no ano passado foram registrados oito casos de tuberculose no município. Neste ano já são três casos confirmados.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse, mas existem outros sinais que também podem estar presentes, tais como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

A tuberculose é transmitida de uma pessoa para a outra pelo ar. Em situações comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo a bactéria. Compartilhar roupas, copos, talheres e outros objetos não transmite a tuberculose.

Segundo Ministério da Saúde, no Brasil, a doença é um sério problema de saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e cerca de 4,5 mil mortes, em decorrência da doença.
Globalmente, mais de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, anualmente.

.