22 NOV 2018
Combate à dengue em Guararapes ganha reforço na Semana Nacional de Mobilização

A Prefeitura de Guararapes irá participar, de 26 a 30 de novembro, da Semana Nacional de Combate ao Aedes Egypti. A ação irá mobilizar os Departamentos de Saúde, Assistência Social (CRAS, CREAS e CAPS) e Educação a respeito da importância da prevenção de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Serão realizadas atividades educativas, como rodas de conversas, palestras e panfleto informativos (em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas escolas) de promoção e de prevenção, visando ampla mobilização para o controle do vetor no âmbito das diversas unidades.

O Dia “D” de combate ao mosquito Aedes aegypti acontece dia 30 de novembro, sexta-feira, onde haverá um pedágio com os agentes de endemias da Vigilância Sanitária. Em paralelo, a equipe vai realizar trabalhos de intensificação em locais onde existem casos positivos da dengue, orientando a população em visitas domiciliares sobre a importância de eliminar todos os focos de larva do mosquito.

Os meses de novembro a maio são considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, porque o calor e as chuvas são condições ideais para a proliferação do mosquito.

A Educadora de IEC – Informação, Educação e Comunicação, Elaine Lagrotti, enfatiza que o combate ao mosquito depende da mobilização da população em tomar os cuidados básicos. “O mosquito da dengue se combate todos os dias com a colaboração de toda a população”, explica Elaine.

O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Guararapes apontou que o município está com 0,5 de infestação, índice aceitável pela Organização Mundial de Saúde. Mesmo assim não podemos descuidar. Veja as principais orientações:

•  Tampe os tonéis e caixas d’água;
  •  Mantenha as calhas sempre limpas;
  •  Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  •  Mantenha lixeiras bem tampadas;
  •  Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  •  Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  •  Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
  •  Limpe ralos e canaletas externas;
  • Guarde pneus ao abrigo da chuva e da água.

A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. Convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha.