UFM 2018 - R$ 3,2141

23/11/2018 às 09:38:00
Campanha ´Fique Sabendo´ oferece testes para HIV e sífilis em Guararapes

No período de 01 a 07 de dezembro, o Departamento Municipal de Saúde de Guararapes estará realizando a Campanha “Fique Sabendo – 2018”, com o objetivo de levar informações à população sobre as IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis, formas de contágio, sintomas e tratamento.

Durante a campanha, as Unidades Básicas de Saúde farão exame de sangue em todas as pessoas interessadas em saber como está sua saúde em relação às DSTs/AIDS e Sífilis. Basta comparecer na unidade mais próxima, levando RG ou outro documento com foto, e solicitar o exame para as IST. Além disso, os profissionais da saúde estarão esclarecendo dúvidas relacionadas às DSTs/AIDS e também sobre como preveni-las. Esses testes estão disponíveis o ano todo, em todas as unidades, mas durante a campanha são intensificados.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço, principalmente as que se expuseram a situação de risco, como sexo sem proteção (camisinha), ou compartilhamento de material perfurocortante.

DIA “D” DA CAMPANHA

No dia 01, sábado, acontecerá o “DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS” e o dia “D” da campanha. Das 8h às 15h serão realizados testes rápidos para HIV e SÍFILIS nas seguintes UBSs:

- UBS DR. NORMAN STORTO (Postão): Rua Maestro Pedro Sala, nº 920.

- UBS DR. AKIRA MOTOMATSU: Rua Antônio Prado, nº 665.

- UBS ANTÔNIO SIMÕES: Rua Vitalino Stelin, nº 700.

O teste rápido é realizado com amostra de sangue de um dos dedos e o resultado sai em aproximadamente 15 a 30 minutos.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do município há algumas recomendações para evitar as ISTs:

- Usar preservativos em todas as relações sexuais – estes disponíveis em todas as unidades de saúde;

- Não compartilhar seringas e agulhas (usuários de drogas);

- Utilizar materiais esterilizados e/ou individuais nos tratamentos de beleza (manicures, pedicures, barbeiros e cabeleireiros) e exigir materiais esterilizados na colocação de piercings e tatuagens.

Fique Sabendo é uma mobilização da rede pública de saúde para oferecer testagem para HIV e Sífilis, com o objetivo de mobilizar e incentivar a população sobre a importância de realizar os exames e, em caso positivo, iniciar tratamento o rápido possível.