UFM 2019 - R$ 3,3382

03/01/2019 às 16:46:00
Prefeitura adquire verba para informatizar o sistema de saúde do município

O recurso para estruturar e viabilizar a informatização na saúde do município é proveniente de uma emenda parlamentar do deputado Herculano Passos, por meio do vereador Rodolfo Silva que esteve em Brasília para formalizar o pedido. O valor da verba conseguido foi de R$ 200 mil. Há também um restante, R$ 9.890,00, de uma emenda do deputado Evandro Gussi.

O objetivo da informatização é atender os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) com agilidade e precisão.

O registro informatizado foi uma indicação na Câmara feita pelo vereador Célio Aparecido Rodrigues. Esta implantação do sistema irá possibilitar um melhor gerenciamento dos pacientes e serviços prestados. Os pacientes terão um cadastro que permitirá a descrição de todo histórico de atendimento, otimizando o registro de prontuários, com informações mais seguras, sendo possível contribuir com o processo de avaliação de cada caso.

No total, serão 88 novos equipamentos entre computadores, impressoras e no-brakes destinados às unidades de saúde do município: Dr. Norman Storto (Postão), Dr. Akira Motomatsu, Antônio Simões e também à Casa de Saúde.  Em breve, a rede contará com uma ferramenta que permitirá a troca online de informações médicas entre as unidades.

“O próximo passo é abrir uma licitação para a compra dos equipamentos e, quando serem instalados, irão facilitar os trabalhos dos profissionais da saúde, dando melhor atendimento a nossa população”, explica a diretora do Departamento de Saúde, Cristina Garlhado.

Segundo prefeito em exercício, Alex Arruda, esse avanço na área da saúde é mais uma conquista do executivo, em conjunto com o legislativo e o Departamento Municipal de Saúde, usando a tecnologia a serviço da saúde pública.