10 JAN 2019
Conscientização: Combater o mosquito da dengue é responsabilidade de todos

Estamos no verão, e a quantidade de alertas de prevenção ao surto da dengue deve ser redobrada. Por esse ser um período quente e com frequentes pancadas de chuva, a velocidade de reprodução do mosquito Aedes aegypti é ampliada.

Olhe seu quintal e as proximidades de sua residência. Verifique se há recipientes abertos que possam armazenar água, evite que isto aconteça recolhendo os entulhos, mantendo caixas de água fechados com tampa adequada, guardando garrafas sempre de cabeça para baixo; encher de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas e não jogue lixo em terrenos baldios.

O combate à dengue se faz através do combate à proliferação do mosquito e da eliminação de criadouros (local onde se acumule água limpa e parada onde o mosquito vai depositar seus ovos). A eliminação de criadouros é a única maneira de se evitar a proliferação da doença. Somente com a conscientização da população em realizar determinadas tarefas, poderão fazer toda a diferença e ser um grande aliado para diminuir os casos de dengue.

Na primeira semana de 2019 foram confirmados 12 casos de dengue no município e mais quatro pessoas estão esperando o resultado. No ano passado foram registrados 37 casos durante o ano todo.

A Prefeitura de Guararapes está em alerta e continua suas ações de prevenção e conscientização no combate à dengue. O Departamento Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, tem acompanham todos os casos suspeitos e confirmados da doença.

Os agentes de endemias têm realizado um trabalho contínuo de vistoria casa a casa. Quando há casos positivos, imediatamente as equipes fazem o bloqueio e nebulização.

Mas, para isso, os agentes precisam contar com a colaboração dos moradores. Segundo a chefe da VISA, Carla Pitori, está havendo muita recusa em deixar os agentes entrar nas residências para aplicação do inseticida em locais onde a infestação já foi detectada.

Portanto, todo caso suspeito e/ou confirmado deve ser comunicado à Vigilância Epidemiológica, o mais rapidamente possível. Este deverá informar, imediatamente, o fato à equipe de controle vetorial local para a adoção das medidas necessárias ao combate do vetor.

O Aedes Aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya e precisamos o máximo de atenção e cuidado.