08 FEV 2019
Semana de Mobilização Contra a dengue tem início nesta segunda-feira
Até o dia 16 de fevereiro haverá ações de alerta, combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti na cidade.

Com o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a importância das ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, o Departamento Municipal de Saúde de Guararapes realizará no período de 11 a 16 de fevereiro, atividades relacionadas à Semana Estadual de Mobilização Social contra a dengue.

Entre as ações, será feita a intensificação em relação ao combate à dengue com trabalho de casa em casa, onde os agentes do PACS e de endemias farão arrastões nas áreas mais críticas do município, entrando nas residências para dar orientações aos moradores e fazendo o recolhimento de recipientes que contém larvas do mosquito.

Com hábitos diurnos, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Sua reprodução acontece em água limpa e parada, com o depósito de seus ovos pelas fêmeas em diversos criadouros. Por isso, o controle do mosquito depende do engajamento de toda a população, além  dos setores públicos municipais.

A semana estadual também contará com orientações nas escolas, palestras, distribuições de materiais informativos e, nas Unidades Básicas de Saúde serão montadas banquinhas contendo informações sobre a dengue.

O que já está sendo feito:

A Prefeitura de Guararapes está realizando desde o dia 04 de fevereiro o Mutirão da Dengue.

Os moradores dos bairros retiraram das casas materiais como: móveis velhos, latas, metais, pneus, galhos, restos de construções e objetos que possam reter água, colocaram na rua e os caminhões estão fazendo o recolhimento desses materiais.

Paralelo ao mutirão, a Vigilância Sanitária está realizando a aplicação de inseticida em torno das áreas onde há casos positivos de dengue. Por conta do número de recusas por parte dos moradores em não deixar os agentes realizarem o bloqueio, a Prefeitura precisou tomar medidas extremas.

Dados atualizados da VISA mostram que de janeiro até agora 159 residências não permitiram o trabalho de nebulização.

Guararapes já registra 68 casos confirmados de dengue.

A recomendação da Vigilância Epidemiológica é para que as pessoas que estejam com suspeita de dengue procurem, imediatamente, as Unidades Básicas de Saúde para evitar complicações da doença.