UFM 2019 - R$ 3,3382

03/04/2019 às 11:34:00
Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa dia 10
Imunização atende grupo prioritário, como idosos, gestantes e crianças. Dia “D” de mobilização nacional acontecerá no dia 4 de maio.

O Departamento Municipal de Saúde começa a partir do dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2019. De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, a vacinação acontecerá na UBS Dr. Norman Storto (Postão).

Para a campanha serão contemplados como grupo alvo, os professores das escolas públicas e privadas; crianças de 6 meses a  6 anos de idade; idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; privados de liberdade;  povos indígenas; funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônica não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Neste ano, a estratégia de vacinação será realizada da seguinte forma:

No período de 10 a 19 de abril, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças, gestantes e puérpera para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários em todo o país e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação da criança, da gestante e da puérpera que não compareceram no período inicial da campanha, prevista para estes grupos, com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

No sábado, 04 de maio, será realizado o dia “D”. Neste dia, as três Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas para a vacinação: Dr. Norman Storto, Antônio Simões e Dr. Akira, no horário das 8h às 17h.

A estratégia de vacinação contra a girpe tem como propósito de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A infecção por influenza normalmente se manifesta como síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.