UFM 2019 - R$ 3,3382

05/04/2019 às 11:59:00
Audiência pública debate situação da dengue em Guararapes

A Prefeitura realizou, por meio do Departamento Municipal de Saúde, uma Audiência Pública de Enfrentamento à Dengue, na quinta-feira (04), no auditório da OAB e reuniu autoridades do município, entre elas o prefeito Tarek Dargham, a promotora Claudia Bussolin Curtolo, a vereadora Luzia Galvão, o sargento da Polícia Militar, Marcelo Matias Dantas, o presidente da OAB, Luiz Carlos Braga e o Padre do Instituto Nossa Senhora de Fátima, Marcelo de Menech Machado.

Também estiveram presentes: a diretora do Departamento de Saúde, Cristina Galhardo; as diretoras técnicas da DRS de Araçatuba; o provedor da Santa Casa, Marcos Sabane; a primeira-dama Glória Dargham; diretores de Departamentos da Prefeitura; profissionais da área da Saúde; a chefe da Vigilância Sanitária, Carla Pitori; representantes de clubes de serviços e munícipes de Guararapes.

Durante o uso da palavra, a promotora de justiça, Claudia Bussolin Curtolo, elogiou o comportamento da administração diante do problema que o município vem enfrentando em relação à dengue. “O que a gente tem visto é que o poder público está agindo”, completa a promotora.

O poder judiciário e a delegacia de polícia estão tomando medidas em relação aos moradores que ser recusam abrir as casas para que seja realizado o trabalho de nebulização. Por meio do artigo 268 que diz “Infringir determinação do poder público, destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa”, é instaurado um termo circunstanciado onde a pessoa, não tendo antecedentes criminais, a pena será a entrega de cestas básicas ou prestação de serviço à comunidade.

Uma das palestras foi ministrada pela diretora técnica do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, Milenne Ura Seixas Dias, que falou sobre o cenário agravante da dengue em Guararapes e região. O município está com incidência acima de 300%, por isso considerado em estado de epidemia da doença. Guararapes tem, até o momento, 360 casos confirmados de dengue.

Em seguida, a educadora em Saúde da VISA, Elaine Lagrotti, explicou o que vem sendo realizado pela Vigilância para o combate à dengue. Os agentes de endemias realizam, constantemente, visitas casa a casa e trabalhos educativos nas escolas vêm sendo desenvolvidos, mas infelizmente a Vigilância tem deixado de trabalhar com a prevenção para trabalhar com o combate. Elaine explicou ainda, que todas as Unidades Básicas de Saúde e a Santa Casa estão realizando os procedimentos aos pacientes que chegam nestes locais com sintomas de dengue. As enfermeiras receberam treinamentos para que a população seja mais bem atendida e assim evitar complicação e óbitos.

Depois das palestras, a audiência foi aberta para explanações e dúvidas do público que estava no auditório.

Para a diretora do Departamento de Saúde, Cristina Galhardo, essa audiência pública foi de extrema importância, porque tem como objetivo conscientizar a sociedade da sua responsabilidade e que todos precisam se empenhar. Ao final, o prefeito ainda ressaltou: “Precisamos trabalhar com a conscientização. Essa luta é de todos nós”.