07 MAI 2019
Casos de dengue crescem em Guararapes

O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes apresentou o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município, realizada no mês passado. O trabalho avaliou a situação do município quanto à infestação do transmissor da dengue. O índice é de 1,33%, um aumento comparado ao índice feito em janeiro deste ano que era de 1,17%. Conforme parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS), o aceitável é 1%.

Em relação aos casos de dengue em Guararapes, o número chega a 774, sendo que, 35 pessoas aguardam o resultado.

A Vigilância Sanitária continua com as ações de combate ao Aedes aegypti, com vistorias de casa a casa para a remoção e o tratamento de criadouros, orientação aos munícipes, além das nebulizações que estão sendo realizadas apenas ao redor dos casos positivos de dengue.

No dia 04 de maio, sábado, os agentes de endemias intensificaram as ações nas áreas mais críticas e, também, a limpeza de terrenos baldios, onde o próprio munícipe despeja lixos e entulhos em terrenos públicos e particulares. Segundo a VISA, mais de 600 imóveis foram visitados durante o dia. O próximo sábado em que os agentes irão atuar será no dia 18 de maio. Ao todo, A VISA conta com 40 profissionais.

Esta é uma medida do Governo do Estado, que está pagando extras aos agentes de endemias das prefeituras que se dispuserem a trabalhar aos sábados no combate ao Aedes aegypti.

O aumento dos casos de dengue preocupa autoridades em saúde, que fazem um apelo à população para ajudar, cuidando de suas casas e de seus quintais, evitando deixar água parada, criadouro para o mosquito.

Outra recomendação é o cuidado redobrado com a limpeza de terrenos que estejam sob a responsabilidade de imobiliárias ou dos próprios donos.

Dados do Departamento de Urbanismo, obras, mobilidade e habitação, desde janeiro de 2019 até agora, 420 terrenos foram notificados.