UFM 2019 - R$ 3,3382

24/05/2019 às 14:39:00
Prefeitura de Guararapes promove a segunda etapa de cirurgia de catarata

A Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Saúde, iniciou nesta semana mais uma importante etapa do mutirão de cirurgia de catarata, na qual serão efetuados 135 procedimentos. Estes pacientes, a maioria pessoas idosas, já realizaram a primeira etapa de cirurgias em apenas um dos olhos, ocorrida no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Araçatuba e na Santa Casa de Guararapes no mês de abril.

A fase de cirurgias ainda não tem data definida, mas está prevista para junho. Por enquanto, os pacientes estão passando por uma avaliação visando confirmar a indicação cirúrgica para que, em seguida, sejam realizadas as cirurgias que acontecerão no Hospital Regional de Ilha Solteira.

O mutirão é resultado da liberação de recursos do Ministério da Saúde onde o município foi contemplado. O objetivo é zerar as filas de espera e ampliar o atendimento aos usuários que necessitam deste procedimento através do Sistema único de Saúde (SUS).

Para pessoas que têm catarata a visão é nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

Além das cirurgias de catarata, a Prefeitura de Guararapes também irá disponibilizar procedimentos em outras especialidades, como: oitos cirurgias de urologia, que também serão executadas no Hospital Regional de Ilha Solteira e 50 cirurgias de laqueadura na Santa Casa.