UFM 2019 - R$ 3,3382

05/07/2019 às 15:14:00
Julho Amarelo alerta população para prevenção de hepatites virais

No mês de conscientização das hepatites virais, o Departamento Municipal de Saúde de Guararapes, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza no período de 15 a 31 de julho, a Campanha “Julho Amarelo”. O objetivo é intensificar o conhecimento da população sobre as hepatites; medidas de prevenção; a importância do diagnóstico precoce e o tratamento.

As Unidades Básicas de Saúde: Dr. Norman Storto (Postão), Dr. Akira Motomatsu e Antônio Simões estarão realizando o exame sorológico, para detecção das hepatites B e C e, também, serão disponibilizados exames para as doenças de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), tais como: HIV e sífilis. Lembrando que estes exames são oferecidos em todas as UBSs, como rotina, durante o ano todo.

No dia 27 de julho, sábado, será o dia “D”, onde as UBSs estarão ofertando testes rápidos para a detecção das hepatites B e C, das 8h às 15h.

As hepatites virais são doenças infecciosas causadas por vírus que atacam o fígado, podendo evoluir à cirrose e ao câncer. Existem vários tipos de hepatites virais (A, B, C, D, E), sendo a hepatite A, B e C as mais comuns no Brasil. A hepatite é silenciosa e quando os sintomas aparecem, pode-se observar febre baixa, fadiga, mal estar, náuseas, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (coloração amarelada), urina escura, fezes esbranquiçadas.

A transmissão da hepatite A pode ocorrer pelo contato fecal-oral por meio do consumo de água e alimentos contaminados por fezes; condições precárias de saneamento básico, falta de higiene pessoal e por meio do sexo oral-anal.

Praticar sexo sem preservativo, compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam, fazer tatuagem e/ou colocar piercing em estabelecimentos que não utilizam material descartável e/ou esterilizado podem levar a contaminação pelos vírus B, C e D, transmitidos pelo sangue. Esses vírus também podem passar da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Quem se vacina para o tipo B, se protege também para hepatite D. A vacina está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.

As principais medidas de controle das hepatites virais de transmissão sanguínea e sexual constituem-se na adoção de medidas de prevenção como o incentivo ao uso do preservativo nas parcerias sexuais, o não compartilhamento de objetos contaminados como lâminas e seringas, por exemplo.