26 SET 2019
Departamento de Água e Esgoto orienta moradores de Guararapes a economizar água

Devido à estiagem, ao calor excessivo e ao alto consumo de água o nível da represa está baixo. O sistema de captação e distribuição de água está funcionando normalmente, mas o Departamento de Água e Esgoto, responsável pelo sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Guararapes, alerta a população para o consumo consciente e moderado de água.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), um ser humano vive perfeitamente bem consumindo cerca de 110 litros de água diariamente. Mas segundo dados da ETA (Estação de Tratamento de Água), em Guararapes, em média, cada um gasta mais de 200 litros por dia. Ao todo, o consumo da população é de 8 milhões de litros por dia. Ou seja, se as pessoas consumissem o indicado pela ONU, teríamos aproximadamente 43% de economia financeira, que corresponde a mais de 133 mil por mês.  Esse consumo é o que aparece todos os meses na conta de água.

Dicas de consumo consciente de água:

- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;

- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;

- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;

- Não demorar no banho;

- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;

- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;

- Reutilizar a água sempre que possível;

- Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;

- Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;

- Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;

- Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas.

Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes / SP - CEP: 16700-000