17 MAR 2020
Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 23, próxima segunda-feira
Idosos e profissionais da saúde serão os primeiros a receber a vacina contra a gripe

No período de 23 de março a 22 de maio, nas UBSs Dr. Norman Storto e Dr. Akira Motomatsu, das 7h às 16h30, o Departamento de Saúde irá realizar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

O Dia “D” da vacinação está marcado para o dia 09 de maio, sábado, das 8h às 17h, nas UBSs Dr. Norman Storto (Postão) e Dr. Akira Motomatsu.

A imunização será feita em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe:

1. A partir de 23 de março: idosos com mais de 60 anos ou trabalhadores de saúde;
  2. A partir de 16 de abril: professores, profissionais de segurança e de salvamento e portadores de portadores de doenças crônicas;
  3. A partir de 09 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, mães no pós-parto, povos indígenas, pessoas de 55 a 59 anos, funcionários de sistema prisional e privados de liberdades adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina que combate a influenza não previne contra o coronavírus. No entanto, com a campanha, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Os sintomas da gripe são semelhantes aos provocados pelo coronavírus, e o objetivo da antecipação, um mês antes que no ano interior, do calendário de vacinação é reduzir a carga da circulação de influenza na população.

Os indivíduos com mais de 60 anos foram para o primeiro lugar da fila porque estudos mostram que estariam mais suscetíveis às complicações do novo coronavírus. Os sintomas mais graves surgem especialmente em pessoas idosas e com alguma doença crônica.

Influenza (gripe)

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A infecção por influenza normalmente se manifesta como síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.