29 MAI 2020
Prefeitura de Guararapes anuncia flexibilização gradual do comércio a partir de 1º de junho

Diante da flexibilização, que serão levadas em conta as características de cada município, conforme regras baseadas no Plano São Paulo, a Prefeitura de Guararapes publicou no Diário Oficial eletrônico o decreto nº 3767/2020 de 29 de maio, para a abertura, mas com restrições, do comércio, imobiliárias, concessionárias e escritórios, com atendimento de 4 horas seguidas das 13h às 17h de segunda a sexta e das 9h às 13 aos sábados, seguindo a obrigatoriedade do uso de máscara e o uso de álcool em gel nos estabelecimentos para clientes e funcionários.

Ficará de responsabilidade do proprietário o controle de acesso das pessoas dentro dos estabelecimentos, para que seja respeitado o distanciamento social, seguindo as determinações do Ministério da Saúde.

As medidas entram em vigor a partir do dia 1º de junho, próxima segunda-feira.

Chamado de Plano São Paulo, a proposta do Governo do Estado prevê cinco etapas. Desta forma, as regiões foram classificadas em fase de cor, definidas pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê de Contingência para coronavírus, levando em conta as características de cada município.

A cidade de Guararapes foi classificada na fase 2, laranja.

A cada 7 dias será reavaliado. Depois, a cada 15 dias a região poderá se mover para outra fase. As fases poderão regredir conforme os indicadores sofram alterações.

• Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais;
  • Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições;
  • Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores;
  • Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3;
  • Fase 5, azul: "normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

A quarentena será prorrogada até o dia 15 de junho.

Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes / SP - CEP: 16700-000