22 JUN 2020
Prefeitura intensifica ações de orientação e fiscalização em Guararapes

Fiscalização nas ruas!

Com objetivo de verificar se os estabelecimentos comerciais estão cumprindo as recomendações de segurança para minimizar riscos de contágio da Covid-19, a fiscalização está sendo intensificada diariamente nas ruas de Guararapes. A equipe é formada por fiscais da Vigilância Sanitária, que trabalham de segunda a sábado, das 10h às 14h e das 16h às 20h, e os fiscais de postura e tributação, que fazem o trabalho, também de segunda a sábado, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h50.

Dados da VISA mostram que no período de maio até o momento, foram executadas 115 notificações e 13 autos de infração.

No dia 10 de junho, o prefeito Tarek Dargham e a diretora da Saúde se reuniram com os fiscais, que ressaltaram que a aglomeração nas lojas, filas mal organizadas e a falta de distanciamento estão sendo o problema a ser combatido na cidade.

Desde  1º de maio o comércio voltou a funcionar, mas com algumas restrições como: atendimento de 4 horas seguidas das 13h às 17h de segunda a sexta e das 9h às 13h aos sábados; a obrigatoriedade do uso de máscara e o uso de álcool em gel na entrada dos estabelecimentos e a capacidade máxima de uma pessoa a cada 2,25 m² dentro das lojas. Além disso, os proprietários são responsáveis pelo controle de pessoas dentro e fora da loja, para evitar aglomeração e respeitar o distanciamento. As regras são do decreto nº 3767/2020 publicadas no Diário Oficial eletrônico.

A quarentena está estendida até o dia 28 de junho.

Todos em uma só luta!

O Departamento de Saúde de Guararapes se reuniu na última terça-feira (16), na UBS Dr. Norman Storto, com os representantes da Polícia Militar.
Durante a reunião ficou firmado o apoio da PM em conjunto com os fiscais da Vigilância Sanitária, de postura e tributação para reforçar a fiscalização no combate ao coronavírus no município. Participaram do encontro a diretora da Saúde, Cristina Galhardo, o tenente da PM, Josemar, cabo Medeiros, representantes da VISA e a enfermeira e coordenadora das UBSs, Sabrina de Cristo Ramos.

Portanto, no dia 19 junho, a Prefeitura realizou a pintura amarela nas guias das calçadas na Avenida Alberto Braga. Também foram colocadas seis placas de proibido estacionar de segunda a sexta das 18h às 6h e aos sábados e domingos das 12h às 6h.

A proibição de estacionar no local contou com o apoio da fiscalização da polícia militar. A ação tem como objetivo coibir as pessoas de ficarem na Avenida em aglomeração, sem máscara e com o som alto. Além disso, a Prefeitura espalhou placas no local com os dizeres da obrigatoriedade do uso de máscara.

Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes / SP - CEP: 16700-000