24 JUL 2020
Guararapes avança para a fase laranja no Plano São Paulo
Com restrições, o comércio da cidade volta a funcionar a partir deste sábado (25).

Após um mês na fase vermelha e o comércio permanecer fechado, Guararapes e região avançaram para a fase 2 (laranja) do Plano São Paulo de flexibilização das atividades comerciais, e com quarentena prorrogada até o dia 10 de agosto.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 24, pelo governador do Estado, João Doria, durante coletiva de imprensa no início da tarde.

Os critérios que baseiam a classificação da região são: a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs); números de novas internações, novos casos da doença e o número de óbitos em comparação com a semana anterior.

Diante desta decisão, a Prefeitura de Guararapes publicou no Diário Oficial Eletrônico do município, um novo decreto nº 3.767 que estabelece as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios e o comércio local sejam reabertos a partir deste sábado, 25, com as seguintes restrições:

- A capacidade máxima de pessoas dentro do estabelecimento deve ser limitada a uma pessoa a cada 2,25 metros quadrados;

- O horário de funcionamento será de quatro horas, sem intervalos, de segunda a sexta das 13h às 17h e aos sábados das 9h às 13h;

- É obrigatório o uso de máscara dentro dos estabelecimentos e os proprietários deverão disponibilizar álcool em gel 70% para a higienização das mãos;

- O controle de pessoas dentro e fora do estabelecimento também será de responsabilidade dos proprietários, sendo o distanciamento de 1,5 metros entre clientes nas calçadas, para evitar aglomerações. Para os idosos, gestantes e pessoas crônicas deverão ser tomadas medidas especiais.