18 DEZ 2020
Vendas de bebidas alcoólicas voltam a ser proibidas após as 20h
A medida começa a valer a partir de hoje (18) em todo o estado de SP

Volta a valer a medida anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo em que os restaurantes, lojas de conveniências e similares, apesar de poderem ficar abertos até as 22h, só poderão comercializar bebida alcoólica até as 20h. Já os bares e similares terão que fechar às 20h.

O Tribunal de Justiça (TJ) havia suspendido a medida por uma liminar, acatando o pedido da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) para que as bebidas pudessem ser vendidas após as 20h, mas nesta quinta-feira, 17, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a decisão.

Com isso, a Prefeitura de Guararapes publicou no Diário Oficial Eletrônico, um novo decreto municipal nº 3.843, onde começa a valer a partir de hoje (18), a determinação anunciada pelo Governo do Estado no dia 11 de dezembro, que tem como objetivo evitar aglomerações e combater a aceleração do coronavírus entre os jovens.

Segundo informações do Governo do Estado, as restrições foram definidas devido à mudança de perfil etário na demanda por leitos hospitalares de COVID-19. Entre março e novembro, a maioria das vagas era solicitada para pacientes com idade entre 55 e 75 anos. Nas últimas três semanas, os adultos jovens, com idade entre 30 e 50 anos, passaram a ser maioria entre nesta demanda. Os jovens com idade entre 20 e 39 anos representam 40% dos novos casos confirmados e 3,6% das mortes por COVID-19.