20 ABR 2022
Guararapes realiza etapa municipal da Conferência em Saúde Mental
A próxima etapa será estadual no dia 18 de maio.
O Departamento de Saúde, realizou a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que teve como tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”.
Estiveram presentes os usuários do serviço CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) trabalhadores da saúde, a diretora da Saúde, Sabrina Ramos, e a primeira-dama Marcela Arruda.
O evento aconteceu no dia 18 de abril, no Tiro de Guerra, onde foram elaboradas as diretrizes, que serão encaminhadas ao Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, e, também, a eleição dos oito delegado que irão participar da etapa macrorregional da terceira Conferência Estadual de Saúde Mental que acontecerá no dia 18 de maio de 2022.
Além disso, de acordo com o regimento, deverão ser encaminhadas no máximo duas propostas de cada eixo. As propostas de cunho local serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde 2022/2025 dentro das diretrizes, objetivos, metas e indicadores da Saúde Mental do Município.
Propostas local:
- Disponibilizar uma ambulância no CAPS para o atendimento em urgência e emergência;
- Adquirir materiais para as oficinas de arteterapia;
- Fazer aquisição de aparelhos para atividade física a serem colocados na pracinha da Igreja Santo Antônio;
- Fazer gestão para evitar atrasos e falta de medicamentos;
- Providenciar uma farmácia na Unidade do CAPS;
- Implementar ações em humanização no atendimento de Saúde Mental na Santa Casa de Guararapes;
- Inserir guarda e ou segurança na unidade do CAPS;
- Implantar atividades com nutricionista no CAPS;
- Proporcionar aos trabalhadores do CAPS cuidado em saúde mental.

Diretrizes Eixo Macrorregional
I – Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania.
- Garantir ampliação e oferta de leitos em hospital geral para atendimento nos casos de necessidade de internação.
- Garantir o atendimento em Saúde Mental em qualquer ponto de atenção dentro das Redes de Atenção à Saúde.
II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.
- Garantir financiamento suficiente do Estado e União para custeio e estrutura dos serviços em saúde mental.
- Fomentar e incentivar a formação de profissionais em saúde mental considerando a falta de profissionais disponíveis no SUS.
III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.
- Garantir medicamentos do componente especializado da Assistência Farmacêutica.
- Desburocratizar sistema para habilitação do CAPS por meio do SAIPS (Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde), com adequação de carga horária de acordo com a realidade local.
IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
- Proporcionar aos profissionais de saúde mental cuidado em saúde mental.
- Garantir insumos para a produção de medicamentos.
Delegados que participarão da Etapa Macrorregional
Gestão: