24 MAI 2022
Guararapes recebe evento gratuito sobre sustentabilidade

Neste final de semana, 28 e 29 de maio (sábado e domingo) na Praça Mohamad Dargham, das 9h às 19h30 os moradores de Guararapes poderão aprender de uma forma bem leve e divertida sobre sustentabilidade.
O “SustExpo” será um evento que vai acontecer dentro de uma lona de circo e tendas de apoio, com diversas apresentações de circo, teatro, dança, oficinas e palestras sobre o tema sustentabilidade. Tudo gratuito para todas as idades.
O evento é patrocinado pela Óleos Menu, por meio da Lei Federal de Incentivo á Cultura, com apoio do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, produção Ricardo Maia e Aprel e realização Menna Barreto Consultoria e Berlin Gestão e Produção Cultural.
Confira a programação completa:
Programação: Dia 28/05 - Sábado
LONA DE CIRCO
A partir das 9h - Intervenção circense itinerante (palhaço, malabarista, prato chinês e um mestre de cerimônias)
10h - Apresentação teatral "Circo de Pulgas”
11h - Exibição de filme
12h - Intervenção musical banda instrumental MPB
13h - Exibição de filme
13h30 - Intervenção circense (palhaço malabarista e mestre de cerimônias)
14h - Intervenção musical banda instrumental Rock Fusion
15h - Apresentação musical com Júnior Viana
17h - Intervenção circense itinerante (palhaço malabarista e mestre de cerimônias)
17h30 - Apresentação do ilusionista Vandré Isaac (ilusionismo sustentável)
18h30 - Intervenção musical banda instrumental Jazz
19h30 - Espetáculo musical Sonhos de Janela - Cia. Nuvem e Feijão

TENDA
9h30 - Palestra os R`s da Sustentabilidade, seguida da oficina de “Junk Journal”
11h - Oficina de confecção de brinquedo autômato
15h - Palestra economia sustentável - educação financeira - administração do dinheiro de forma consciente, seguida da oficina de “Junk Journal”
16h - Oficina de confecção de brinquedo autômato

Dia 29/05 – Domingo
 LONA DE CIRCO
9h30 - Intervenção musical banda instrumental Jazz A partir das
10h30 - Intervenção circense itinerante (palhaço, malabarista, prato chinês e um mestre de cerimônias)
11h - Exibição de filme
13h- Intervenção musical banda instrumental MPB
14h - Intervenção circense (palhaço malabarista e mestre de cerimônias)
14h30 - Apresentação do ilusionista Vandré Isaac (ilusionismo sustentável)
15h30 - Espetáculo circense Lona de Rua Intervenção circense (palhaço malabarista e mestre de cerimônias)
17h30 - Intervenção musical banda instrumental Rock Fusion
18h30 - Espetáculo musical Sonhos de Janela - Cia. Nuvem e Feijão
19h30 - Espetáculo de ballet “Retornando à magia” - Escalada Ballet

TENDA
11h - Oficina de confecção de instrumentos de percussão
16h30 - Oficina de confecção de instrumentos de percussão
Mostra de Filmes de Sustentabilidade Com Kids:
A cor da Água: Curta de animação no qual Camila e Thomas, dois irmãos estão com a banheira de sua casa entupida. Vão pedir ajuda ao seu Umberto um encanador pouco convencional. Ele dará uma lição a respeito da importância da água e mostrará sua nova invenção: A cor da Água.
Dez anos para mudar o mundo: Isabela Ibagón é uma adolescente de 15 anos, carismática, que se preocupa com o futuro do planeta. Nessa busca ela encontrará várias crianças entre 8 e 12 anos, que compartilharão seus próprios pontos de vista sobre sustentabilidade.
Óleo que Vira Sabão: Ludmila aprendeu muitas coisas sobre a proteção ao meio ambiente na associação de vizinhos “Vila Esperança” entre elas, como separar o lixo conforme sua categoria. Porém, há um problema: o óleo usado não pode ser classificado em nenhuma dessas categorias. Com muita criatividade Ludmila transforma o óleo velho em algo útil.
Bonecas do Quilombo Brasil: Numa manhã Layza ao se encontrar com seus amigos se lembra da palha de milho que havia juntado e deixado separada. Juntos vão à casa da tia Tetê, que sabe fazer boneca com a palha de milho e bucha vegetal. Tia Tetê ensina as crianças a produzir suas próprias bonecas quilombolas, uma tradição passada de geração para geração. Assim, eles aprendem a valorizar ainda mais o que a terra tem a nos oferecer.
Troco Pilhas por Sementes: Citlalli tem 12 anos e se preocupa muito com o meio ambiente. Ela quer fazer algo para melhorar o lugar onde vive. Por isso, cria a iniciativa ‘’Troco Pilhas por Sementes’’ na qual estimula seus vizinhos a entregar pilhas usadas e, em troca, eles recebem sementes de diferentes espécies.
Chatarra: Cercado de materiais e peças descartadas, um inventor está sempre atento às possibilidades que surgem. Em um mundo fantástico e em constante mudança, não basta só o esmero e a imaginação. Há de saber reinventá-lo, reaproveitando as coisas por mais de uma vez, até uma nova transformação surgir.