04 SET 2017
EMPOSSADOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO DO FUNDEB

Na segunda-feira, 4, no salão nobre da Prefeitura de Guararapes, foram empossados os membros do conselho do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), com a presença do prefeito Tarek Dargham e o diretora do Departamento de Educação, Maria Dolores Bersani.

Na ocasião, o prefeito falou sobre a importância de todos os presentes como membros do conselho. “Sei que posso contar com todos vocês, auxiliando, fiscalizando e ajudando a educação do nosso município”, ressaltou Tarek. Em seguida declarou todos os membros empossados.

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb no município não é remunerado e o mandato é de dois anos (2017 a 2019).

Todo município deve ter um Conselho Municipal de Fiscalização do Fundo da Educação Básica, de acordo com a Legislação Federal, que regulamentou o fundo. O papel do conselho é  controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito da esfera municipal dos recursos do Fundeb, ao mesmo tempo, ser o elemento de ligação entre a sociedade e os dirigentes municipais, exercendo o controle social da aplicação dos recursos do fundo e servir como elemento de transparência das contas públicas.

Antes de enviar as contas ao Tribunal de Contas, a prefeitura precisa encaminhá-las ao conselho para apreciação. Outra exigência é que a prefeitura deve repassar mensalmente ao conselho os demonstrativos da aplicação dos recursos do fundo.

Composição do conselho - Nomeação: Portaria nº 7796 de 28/08/2017

Presidente: Maria Inês Roberto

Vice- Presidente: Érika Regina Gonçalves Fortunato

Representantes do Poder Executivo Municipal