UFM 2017 - R$ 3,1223

22/09/2017 às 15:53:00
› PREFEITURA FAZ AÇÃO PARA O CONTROLE DO BICHO-BARBEIRO

A Vigilância Sanitária de Guararapes, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), iniciou nesta semana a poda das palmeiras, com o objetivo de eliminar focos de infestação de bicho-barbeiro, transmissor da doença de chagas.  O trabalho é realizado anualmente.

Há muito tempo que o município não registra casos da doença e, por isso, este é um trabalho apenas de controle, a fim de evitar o problema com o inseto.

A equipe da VISA é formado por oito profissionais treinados para esse tipo de atividade. As palmeiras são o habitat natural do inseto, que se abriga no topo das árvores, trazido pelas aves e acabam formando uma colônia nesses locais. Portanto, as folhas das palmeiras são cortadas, os barbeiros recolhidos e encaminhados para laboratório da Sucen, onde é feita a análise para saber se o inseto está ou não contaminado. Para finalizar é aplicado um inseticida no corte da palmeira para evitar que o inseto migre para as residências.

Se o morador encontrar o bicho-barbeiro dentro de casa, deve recolher para entregar para a Vigilância Sanitária, mas é importante não pegar com a mão diretamente, se protegendo com um saco de plástico ou uma luva.

Em paralelo ao trabalho de campo, os agentes comunitários de saúde e de endemias participaram de um estudo aprofundado através de um questionário aplicado com conteúdo sobre a doença de chagas, com o objetivo de orientar a população.