UFM 2017 - R$ 3,1223

11/10/2017 às 16:54:00
› CAMPANHA CONTRA A HANSENÍASE COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA EM GUARARAPES

O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes, por meio da Vigilância Epidemiológica, no período de 16 a 31 de outubro irá realizar a Campanha Estadual de controle da Hanseníase.

As atividades serão voltadas para a educação da população. Os agentes comunitários de saúde estarão fazendo visitas nas residências para informar e orientar sobre os sinais, sintomas e tratamento, e também a entrega de panfletos educativos da doença.

A Campanha tem como objetivo alertar e incentivar a população a procurar pelos serviços de saúde, além de mobilizar os profissionais de saúde à busca ativa de casos novos de hanseníase para que o diagnóstico precoce e a prevenção das incapacidades e deformidades físicas.

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada por um microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo e pode atingir crianças, adultos e idosos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica quem tem os sinais e sintomas da doença, como: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas no corpo, diminuição da sensibilidade, perda de força nos músculos das mãos, pés e face, deve procurar o serviço da Unidade Básica de Saúde mais próxima. A Hanseníase tem cura. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as UBS do SUS.