UFM 2017 - R$ 3,1223

24/11/2017 às 15:47:00
› ESQUADRILHA DA FUMAÇA SE APRESENTARÁ EM GUARARAPES

No dia 02 de dezembro, sábado, oito aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, estarão se apresentando em Guararapes, a partir das 17h, no loteamento Iguatemi (última rua).

O evento, uma realização da Prefeitura de Guararapes e Departamento de Cultura, irá abrir as comemorações para o aniversário da cidade.

As aeronaves, que chegam a mais de 500 quilômetros por hora, são caças adaptados e pesam quase 4 toneladas, farão acrobacias e voos invertidos, sem intervalos, durante 50 minutos. A apresentação promete surpreender o público.

No dia 23, quinta-feira, o prefeito Tarek Dargham recebeu em seu gabinete o capitão Barra, da Força Aérea Brasileira, onde foram acertados todos os detalhes.

Histórico

A Esquadrilha da Fumaça teve início quando jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, começaram a treinar acrobacias em grupo. O intuito era incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, veio a primeira demonstração oficial do grupo. No ano seguinte, foi acrescentado às aeronaves um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça, para que o público pudesse visualizar melhor as manobras. A equipe foi, a partir daí, batizada de Esquadrilha da Fumaça. A primeira escrita foi a sigla "FAB", nos céus da praia de Copacabana.

Em 1955, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões de uso exclusivo, com distintivo e pintura próprios, passou a receber cada vez mais pedidos de demonstração, aumentou o número de manobras e se popularizou no Brasil e no exterior.