UFM 2018 - R$ 3,2141

29/01/2018 às 11:46:00
MINISTRO GILBERTO KASSAB APRESENTA PROGRAMA “INTERNET PARA TODOS” EM GUARARAPES

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, veio a Guararapes, no sábado (27), para apresentar o programa “Internet Para Todos”, do governo federal, e foi recebido pelo prefeito Tarek Dargham. O evento ocorreu no salão do Lions Clube.

O programa “Internet Para Todos” tem como objetivo garantir conectividade aos locais dos municípios que não contam com acesso à internet banda larga.

Para aderirem, os municípios precisarão oferecer um terreno para instalação da antena, segurança para o equipamento, assumir o custo da energia da transmissão do sinal e aprovar na Câmara a isenção do ISS para este serviço.

O programa é viabilizado pelo primeiro satélite brasileiro, lançado em 4 de maio com investimento de, aproximadamente, R$ 3 bilhões. O aparelho está estacionado a 36 mil quilômetros da Terra, na altura da linha do Equador e tem vida útil de 18 anos. Este satélite permite a cobertura de todo o país, inclusive nos oceanos, o que garante internet até mesmo nas plataformas de petróleo.

Durante a apresentação, o ministro explicou que o equipamento, também, permitirá o uso na defesa nacional (como no combate ao contrabando, tráfico de armas e drogas), na educação (com sinal de internet para escolas rurais) e na saúde (para postos de saúde).

O encontro contou com a presença dos prefeitos da região, do deputado estadual Roque Barbiere, deputado federal Fausto Pinato, vice Alex Arruda, presidente da Câmara, Célio Aparecido Rodrigues, os vereadores Rodolfo Silva, Edmildo Ferreira, representantes de associações, representantes de entidades, diretores da Telebrás, diretores dos Departamentos da Prefeitura e demais autoridades.

O prefeito Tarek Dargham irá se reunir com o Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura para um estudo sobre a implantação do programa “Internet Para Todos” em Guararapes.