03 JUN 2017
REFORMA E AMPLIAÇÃO, CANIL MUNICIPAL DE GUARARAPES TERÁ CENTRO CIRÚRGICO PARA CASTRAÇÃO

A prefeitura já deu início, nesta semana, à preparação do local, onde atualmente funciona o Canil municipal, para a realização da reforma, ampliação e a construção de um Centro Cirúrgico para castração de cães e gatos, conforme o prefeito Tarek Dargham havia proposto.

O serviço é inédito no setor público municipal e será oferecido para os animais domésticos que vivem nas ruas e, através de um cadastro social, para os animais que os donos não têm condições de pagar uma castração. As cirurgias serão realizadas pelo veterinário responsável do Centro de Zoonoses.

Em Guararapes é muito visível o excesso de cães e gatos nas ruas, e isso requer medidas para o controle populacional desses animais, além de evitar por completo diversos comportamentos incômodos e até doenças que podem surgir no animal. A castração de cachorro é indicada quando o cão atinge a sua maturidade sexual – o que ocorre por volta de um ano de vida. Cachorros mais velhos também podem ser castrados sem complicações, no entanto, benefícios como a diminuição da agressividade podem não ser notados quando o cão que passa pelo procedimento já tem uma ideia mais avançada. Em gatos são praticamente as mesmas indicações dos cães. Machos, em geral, a partir dos quatro meses, ou quando já estiverem com os testículos formados. Fêmeas felinas têm o cio mais irregular, portanto, o mais indicado é procurar um veterinário, que vai avaliar idade e peso do animal.

Outro fator seria conscientizar a população sobre a questão do abandono de animais, o que é crime, mas infelizmente tem se tornado comum em nossa cidade.

Portanto, caso o seu desejo seja o de adotar um animalzinho de estimação, não se esqueça de verificar se você e sua família estão de acordo com os preceitos que defende a posse responsável de animais, já que um pet não é um brinquedo e merece cuidado, amor, alimentação e abrigo ao longo de toda a sua vida.

BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO

Nas fêmeas, tanto felinas quanto caninas, a cirurgia reduz os riscos de tumores de mama e outras doenças relacionadas ao sistema reprodutor. Machos também podem ter tumores nas mamas, portanto, também são beneficiados pelo procedimento. Outra questão importante entre os machos é que a cirurgia reduz o hábito de urinar pelos cantos. Em felinos, o processo deixa os animais mais caseiros, tanto machos quanto fêmeas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024