25 JUL 2018
Prefeitura inicia urbanização dos ecopontos

Pensando exclusivamente em dar um destino correto para os resíduos sólidos, como restos de materiais de construção, móveis, eletrodoméstico, eletrônico e reciclável, a Prefeitura de Guararapes começou as reformas e urbanização dos ecopontos da cidade, que até hoje se encontram abertos dificultando a fiscalização.

A reforma será realizada com recurso próprio, por meio da empresa Tiete Construção Eireli, vencedora da licitação.

O município dispõe de três ecopontos. Inicialmente as obras vão ser realizadas no São Judas e na Vila Medeiros, onde os locais serão fechados com alambrados, instalação sanitária, baias, serviço de guarita de monitoramento e sinalização. O ecoponto, localizado perto do horto, também será feita a reforma ou poderá até ser deslocado para outro ponto.

O limite de descarte será de dois metros cúbicos por pessoa, o que equivale ao volume de metade de uma caçamba. Os que não puderem descartar no ecoponto serão orientados ao local apropriado.

Com isso, não será possível o descarte de material inadequado no local, como, por exemplo, lixo doméstico e animais mortos. A área do ecoponto terá divisão para destinação correta de cada tipo de material e o cidadão, ao chegar ao local, será encaminhado à baia indicada pelo fiscal. O que for para a coleta seletiva será encaminhado para a Associação de reciclagem vencedora do chamamento público que está sendo providenciado pela administração. Os resíduos de construções civis serão recolhidos do ecoponto pela prefeitura e encaminhados a uma área licenciada destinada a trituração dos resíduos, para serem utilizados na recuperação das estradas e fornecidos à população de acordo com a necessidade. Os Resíduos de podas serão encaminhados para o triturador de galhos e transformados em adubo orgânico para serem usados nas hortas municipais e, o excedente, poderá ser encaminhado para empresas da região que demonstrarem interesse no material.

Segundo a bióloga Aline Gasparini, essas ações mostram a preocupação da administração em realizar um bom gerenciamento dos resíduos no município. “A cidade fica mais limpa e os resíduos colocados em único local”, explica a bióloga.

Os ecopontos irão funcionar de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 21h e aos sábados das 7h às 13h.