História

A história de Guararapes, vocábulo indígena que significa som produzido por queda ou pancada, teve início em 1908, quando os irmãos Pinto de Oliveira (Antonio, Joaquim e Prisciliano), procedentes de Minas Gerais, mais precisamente de Varginha, compraram terras situadas entre os córregos Jacaré e Frutal e nelas se estabeleceram.

A chegada das primeiras famílias aconteceu em 1920, após
a construção da estrada de Aguapeí-Tietê, por Manoel Bento da Cruz.

Em 1927, os irmãos Pinto de Oliveira, lotearam sua propriedade, e entregaram a administração do empreendimento à Companhia Paulista de Colonização Ltda.  Em 1928 foi feita a doação, para que se formasse o patrimônio. Nesse mesmo ano, com o avanço da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, foi projetada a construção de uma estação em terras dos irmãos Pinto de Oliveira, um pouco além do Córrego Frutal. Confiou-se ao Engenheiro Mário Barroso Ramos, o projeto de arruamento e loteamento, sendo o dia 8 de dezembro de 1928 escolhido para data oficial da fundação da cidade, tendo por Padroeira, Nossa Senhora Imaculada Conceição. Como parte das solenidades, estava prevista missa campal, em frente ao cruzeiro, construído para o evento. No entanto,chuvas torrenciais impediram a realização do ato religioso e as festividades foram realizadas em Araçatuba. Por causa da abundância de jaboticabeiras na região, denominou-se  o patrimônio de "Frutal".

Em  de dezembro de 1929, ocasião em que se comemorava o primeiro aniversário da fundação do povoado, Monsenhor Adauto Rocha, vigário da Paróquia de Araçatuba celebrou missa campal e abençoou o lançamento dos primeiros tijolos da Capela construída por Luís Ferreira.

No ano seguinte, foi inaugurada a Estação Ferroviária.

Na data da elevação do patrimônio à categoria de Distrito de Paz no município e comarca de Araçatuba, por meio do Decreto-Lei Estadual nº 6.546, de 10 de julho de 1934, o então Departamento das Municipalidades determinou a mudança do nome da cidade para GUARARAPES, em homenagem à "Batalha dos Guararapes", fato histórico nacional.

O Distrito foi elevado à categoria de Município com base na Lei Estadual nº 2.833, de 5 de janeiro de 1937, emancipando-se politicamente de Araçatuba.

Sua instalação foi em 6 de junho de 1937.

Guararapes chegou à categoria de Comarca em 3 de dezembro de 1952, através da Lei nº 1940. A instalação da Comarca ocorreu em 29 de abril de 1.953.(DJE, 21.4.1.953, página 3).