18 MAR 2019
Guararapes está em situação de epidemia de dengue

De acordo com boletim da Vigilância Epidemiológica, até o momento, Guararapes tem registrado 214 casos positivos de dengue e 44 casos foram descartados.

Segundo critérios do Ministério da Saúde, o município encontra-se em epidemia já que a taxa de incidência é de 580% em relação ao tamanho da população, quando a taxa deveria ser abaixo dos 300%.

ADL

A última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em janeiro deste ano, o índice foi de 1,17% de infestação. O limite aceitável pelo MS é até 1%.

Medidas adotadas

A Vigilância Sanitária está realizando a aplicação de inseticida em torno das áreas onde há casos positivos de dengue. Por conta do número de recusas por parte dos moradores em não deixar os agentes realizarem o bloqueio, a Prefeitura tem medidas extremas com o apoio da Polícia Civil.

Dados atualizados da VISA mostram que de janeiro até agora 293 residências não permitiram o trabalho de nebulização.

A Vigilância Sanitária conta com os agentes de controle de endemias que realizam, permanentemente, as ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os agentes percorrem diariamente as residências atrás de possíveis criadouros, onde possa ser encontrada água parada. Também orientam os munícipes a seguirem os cuidados necessários: nunca deixar ao ar livre qualquer recipiente propenso a acumular água, manter a limpeza de seu terreno em dia, instalar telas nas janelas e portas, colocar areia até a borda dos vasos de planta etc.
        Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma, por isso é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda a população.

A recomendação da Vigilância Epidemiológica é para que as pessoas que estejam com suspeita de dengue procurem, imediatamente, as Unidades Básicas de Saúde para evitar complicações da doença.

Reunião Técnica sobre o cenário da dengue

O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes participou, hoje (18) de manhã, na UBS Dr. Norman Storto (Postão), de uma reunião com a equipe técnica da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias); Atenção Básica, Adolfo Lutz e Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Estado, com o objetivo de discutir estratégias de monitoramento e combate à dengue no município. A intenção é sensibilizar os moradores para que percebam a importância de fazer parte desta luta.

Durante o encontro também foi falado sobre a circulação do sorotipo 2 da dengue na região. Isso significa que, o paciente que já teve dengue, quando pega o tipo 2, corre o risco de ter uma dengue de maior gravidade.

Estiveram presentes: o prefeito Tarek Dargham, o delegado Ronaldo Marcos Jacob, a diretora do Departamento de Saúde, Cristina Galhardo, profissionais da saúde do município e representante de entidade.